
A história do esforço da Nike para contratar o astro do basquete em ascensão Michael Jordan para sua empresa de calçados em meados da década de 1980, um endosso que parecia impossível na época, mas que, graças ao vendedor de tênis independente Sonny Vaccarro, se tornaria o relacionamento mais significativo entre uma marca atlética e um atleta de todos os tempos.
Opinião Pública sobre Air: A História Por Trás do Logo
Filmes sobre marcas quase poderiam ter seu próprio subgênero listado em ‘drama’ – de cabeça, consigo pensar em títulos examinando Facebook ( A rede social ), Maccas ( O fundador ), Gucci ( House of Gucci ) e Apple ( Steve Jobs ), para citar apenas alguns. Atualmente está sendo transmitido um filme sobre a Nintendo ( Tetris
), chegando é um no smartphone BlackBerry (intitulado, o que mais, BlackBerry ) e agora temos Air , cobrindo a ascensão da Nike após a criação do tênis de basquete Air Jordan. Quase todos esses títulos celebram a genialidade da mente por trás da marca e, por extensão, o sucesso de uma espécie de forma de capitalismo de ‘sobrevivência do mais apto’. O que eles geralmente não mostram é o lado negativo dessa visão de mundo de cachorro comendo cachorro. Mais disso depois.
Quando um filme é dirigido por Ben Affleck e estrelado por ele e seu antigo amigo Matt Damon, você sabe que está em boas mãos e provavelmente terá algumas horas divertidas e Airfaz jus à promessa. Junte atores do calibre de Viola Davis, Jason Bateman, Chris Tucker e Marlon Wayans e você pode ter certeza do sucesso. Situado em 1984, o filme começa com uma montagem de cenário de imagens icônicas dos anos 80, acompanhadas por uma trilha sonora de época. Somos apresentados a Sonny Vaccaro (Damon), um executivo de marketing esportivo da Nike interessado em escolher jogadores promissores das equipes de basquete universitário, a fim de contratá-los para a marca de seu empregador. Na época, a Nike corria o risco de falir porque era conhecida principalmente por seus tênis de corrida, não de basquete, e tinha apenas 17% do mercado. O trabalho de Vaccaro era mudar a sorte da empresa e ele o fez convencendo seu chefe, Phil Knight (Affleck), colocar todo o orçamento de talentos da Nike na contratação de apenas um jogador – Michael Jordan. Foi uma aposta arriscada, mas valeu a pena e o resto, como dizem, é história: o Air Jordan se tornou um dos calçados esportivos de maior sucesso de todos os tempos e rendeu à empresa, e à Jordan, milhões e milhões de dólares.
Air não conta a história completa do Air Jordans, no entanto. Isso praticamente encobre a história repugnante da Nike de práticas antitrabalhadores, antipatia à representação sindical, uso de fábricas clandestinas, tratamento severo dos funcionários e assim por diante. Na verdade, mostra que a empresa era um modelo de envolvimento dos funcionários e virtude social. Não, a Nike que vemos na tela é toda de famílias felizes, com a alta administração disposta a aceitar as sugestões de melhoria dos funcionários. No entanto, se você está preparado para ignorar essas coisas e seguir o fluxo do roteiro, há muito o que aproveitar.
Alex Convery escreveu um roteiro envolvente que mantém a ação em ritmo acelerado; há alguns ótimos diálogos nas principais cenas de duas mãos que sempre apresentam Damon. As atuações de todos os envolvidos são universalmente boas, mas ele praticamente carrega o filme nos ombros e fica no quadro a maior parte do tempo de execução; você não entende muito da história de fundo de Vaccaro porque tem a impressão de que este era um homem obcecado por seu trabalho. A direção de Affleck é segura e confortável, presumivelmente porque ele está trabalhando com pessoas que já conhece (como o diretor de fotografia Robert Richardson, o editor William Goldenberg e, é claro, Damon), além de um grupo altamente talentoso de atores. Ele diz: “Trata-se de criar um ambiente descontraído [no set] onde as pessoas possam ter sucesso.Air é um filme altamente divertido, desde que você perceba que não vai ver um filme sobre basquete. Não, este é um filme sobre o negócio do esporte, e ainda por cima retocado.
Descubra onde assistir o filme Air: A História Por Trás do Logo – Air - Trailer no youtube. Sinopse, elenco, direção, imagens e muito mais sobre o filme. Hoje em dia, assistir filmes online é uma prática cada vez mais comum entre os cinéfilos. Seja para economizar dinheiro, tempo ou simplesmente a conveniência de poder assistir a um filme em qualquer lugar, a qualquer hora, se você quiser assistir Air: A História Por Trás do Logo – Air? ou outro filme, existe uma infinidade de opções disponíveis, você pode encontrar uma grande variedade de filmes online, desde os clássicos até os últimos lançamentos.